sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Wireless Network Watcher v.1.70

Veja quem anda na sua rede

As redes sem fios têm vindo a ter um crescimento exponencial. Cada vez mais são preferidas às mais antigas redes de cabo e que limitam muito a mobilidade dentro dos espaços onde estão implementadas. Associadas a essas redes sem fios está sempre a preocupação da segurança e da utilização indevida por terceiros, devido à inexistência de barreiras físicas para conter o seu sinal e a sua propagação.

A forma mais simples de verificar se existem utilizadores não autorizados dentro dessas redes é consultar os equipamentos que dão acesso e procurar aí endereços Mac que não sejam conhecidos. Este processo pode ser trabalhoso e nem sempre é possível de realizar. Para vos ajudar nessa tarefa, surge agora uma ferramenta, o Wireless Network Watcher.




O Wireless Network Watcher, mais uma ferramenta desenvolvida pela Nirsoft, permite que verifiquem a existência de computadores dentro de uma rede sem fios. A pesquisa é feita pela atribuição de endereços IP’s dentro dessa rede e são apresentados todos os equipamentos que forem detectados.
A única imposição que o Wireless Network Watcher faz aos seus utilizadores é que estejam ligados à rede sem fios que pretendam auditar. Só estando ligado é que é possível ao Wireless Network Watcher verificar a presença de outras máquinas dentro dessa rede.
Esta ferramenta não faz uma procura insistente dentro da rede onde estão ligados, pelo que devem, sempre que o pretenderem, iniciar esse processo de busca. É uma ferramenta a ser usada sempre que desconfiarem que existem utilizadores não autorizados dentro da vossa rede.

A informação apresentada na interface principal consiste nos dados que forem possíveis retirar da vossa rede e são o endereço IP, o nome do dispositivo, o endereço Mac, o nome do fabricante da placa wireless e alguma informação adicional.


Toda a informação que o Wireless Network Watcher disponibiliza pode ser exportada para os mais variados formatos de ficheiro. Desta forma podem analisar a informação recolhida mais tarde.
A aplicarem um duplo clique sobre uma qualquer entrada que esteja apresentada é possível obterem a mesma informação que vos é apresentada, mas num formato mais simples de ler, através de uma janela específica.

O Wireless Network Watcher permite ainda que definam qual a interface que pretendem usar para detectar equipamentos na rede. Basta que acedam às configurações e que seleccionem a placa pretendida.


A mais recente versão do Wireless Network Watcher corrige alguns bugs que foram dectados em versões anteriores e que limitavam de alguma forma a sua utilização.
Foi ainda adicionada a possibilidade de ser mantida a visualização de dispositivos mesmo depois de estes se terem desligado. Esta opção ajuda a manter um histórico de equipamentos ligados e a detectar intrusões.
Caso pretendam pesquisar por uma pool de endereços ip limitados, o Wireless Network Watcher consegue já evitar os endereços de broadcast da rede.
Por fim foi actualizada a base de dados interna de endereços Mac e dos respectivos fabricantes.
Usem o Wireless Network Watcher para verificarem de forma periódica quem anda na vossa rede e assim detectarem possíveis intrusos. Depois de terem acesso ao endereço Mac do PC que querem banir basta acederem ao router que fornece o acesso sem fios e aplicarem um filtro para negar o acesso a esse endereço.
O Wireless Network Watcher não vos proporciona qualquer segurança adicional, mas permite que validem que a que aplicaram está a ser respeitada e que é forte o suficiente para manter visitantes indesejados longe da vossa rede sem fios.

Site:
Download:

Sem comentários: