sábado, 1 de fevereiro de 2014

Winamp Termina após 15 Anos

Conhecido leitor multimédia WinAmp termina após 15 anos

São os próprios programadores quem o anuncia no seu site: o encerramento do desenvolvimento deste emblemático leitor multimédia ao público. Desde 1997, ano do seu lançamento, apresentou-se como um revolucionário leitor como nunca visto no momento e anos seguintes – quase 16 anos a servir a comunidade continuando a ser um dos mais emblemáticos leitores multimédia gratuitos.
O leitor foi sendo distribuído de forma gratuita, tendo revelado também uma versão PRO, paga. Lançado inicialmente pela pela Nullsoft, tornou-se mais tarde propriedade da gigante AOL que agora acaba por exterminar este leitor em Dezembro próximo.


No site dos programadores podemos ler: “Winamp.com and associated web services will no longer be available past December 20, 2013. Additionally, Winamp Media players will no longer be available for download. Please download the latest version before that date.[...]Thanks for supporting the Winamp community for over 15 years.” – basicamente o que se lê é uma declaração a informar todos os utilizadores que a partir do próxima dia 20 de Dezembro de 2013 TODOS os serviços serão desligados e indisponíveis.


O WinAmp sempre se destacou pelo seu suporte aos mais variados formatos multimédia e respectiva quantidade de formatos conhecidos. O seu suporte a Plug-ins e Skins tornaram-no ainda mais conhecido pela sua flexibilidade que sempre foram acompanhadas de ricos gráficos de equalização, fazendo as delicias de newbies, nerds a experts.
Winamp foi desenvolvido por Justin Frankel e Dmitry Boldyrev e rapidamente viu o seu êxito a aumentar, tendo em conta que a Internet dava na altura, finais da década de 90, os seus primeiros passos no que toca à grande distribuição da banda larga (ADSL e Cabo) ao grande público e consequente massificação do ficheiro MP3, que nos dias de hoje continua bastante popular. Em 1998 o WinAmp era já o software mais descarregado como software complemento ao sistema operativo Windows.
Chega assim ao fim o capítulo daquele que foi, sem dúvida, um dos maiores casos de sucesso de um programa. Fica a recordação da sua famosa frase de demo “Winamp, it really whips the llama’s ass”.
E os nossos leitores, ainda usavam o Winamp ou já tinham migrado para leitores como o Aimp, MPC e afins?

Sem comentários: