quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Chegou o MakuluLinux XFCE 5.0 – Uma distro Linux brutal

Debian based, Xfce,Rolling Release...que mais é preciso?

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No Pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.
Depois de conhecermos a versão 4.0, vamos conhecer as novidades presentes no MakuluLinux 5.0.


Makuluinux (pronuncia-se “Ma-Cool-Loo”) palavra zulu para definir enorme ou descomunal,entre outros sinónimos. Jacque Raymer anunciou recentemente o MakuluLinux 4.5 onde se destaca o XfCE como ambiente gráfico de trabalho e o facto de ser uma distribuição baseada no Debian e funcionar em modo LiveCD.


O MakuluLinux XFCE 5.0 roda o Kernel 3.12.x 32bit PAE genérico activado (O PAE é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar 4 GB ou mais em sistemas de 32 bits. Por norma os sistema operativos de 32 bits apenas reconhecem 4GB (2^32 bits)) ,oferecendo assim uma experiência de utilização “sem sobressaltos”. Elegante, suave, estável e com uma performance estonteante, esta distribuição roda em qualquer máquina.


Makulu oferece software e codecs pré-instalados no SO no intuito de disponibilizar ao utilizador, no seu quotidiano de utilização, uma experiência out-of-the box.
Para os gamers, de referir que o  Steam vem pré-instalado, bastando unicamente aceder-lhe para começar a jogar.
O Wine vem também pré-instalado, bastando clicar duas vezes no instalador ou exe para que os processos se desenvolvam no Linux similarmente aos processos do Windows.(balizado para software e jogos Linux)
Como browser o Makulu traz o Chromium que é facilmente configurável, e traz já o Adblock. Para downloads, o Makulu  traz o Flareget que  tira partido do multi-threaded ao nível das comunicações.

Resumo das novidades do MakuluLinux XFCE 5.0
  • Base no Debian
  • Rolling Release
  • Kernel 3.12.x PEA enabled
  • Glimp foi substituído pela última versão do mypaint (1.1)
  • O Wine foi actualizado para a versão 1.6x
  • Mintstick, Tickr e XfceThemeManager
Novo Software
  1.   Alienblaster
  2.   Compiz
  3.   Emerald
  4.   Screenlets
  5.   Iceweasel

Além das novidades referidas, o MakuluLinux XFCE 5.0 sofreu também alguns resylings em algumas interfaces e foram adicionados novos Wallpapers. Confira todas as novidades aqui.


Esta distribuição é sem duvida uma óptima escolha. Pelos testes que realizamos, notou-se bem a performance de todo o sistema e a agradável experiencia para o utilizador. É baseada em Debian (tal como o Ubuntu) e usa o levíssimo XFCE…que mais poderemos querer? Experimentem (é também LiveCD) e dêem-nos o vosso feedback.

Para usarem a versão Live devem usar as seguinte credenciais:
  • Live Mode User-name : makulu
  • Password : makulu
  • Root Password : makulu

Um agradeciamento especial ao Pedro Melo

Site:
Download: Podem fazer o download de um dos seguintes site.





Sem comentários: