terça-feira, 25 de novembro de 2014

Como criar uma imagem de recuperação do Windows 8/8.1



…via Powershell

São vários os motivos que nos podem levar a criar uma imagem de recuperação (backup) do nosso sistema. Felizmente a Microsoft oferece, em todas as versões do Windows, ferramentas que simplificam todo o processo e que nos dão garantias que o backup foi efectuado com sucesso.

Hoje vamos aprender como é fácil criar uma imagem de recuperação do Windows 8/8.1 recorrendo ao Powershell.




Antes de criar uma imagem de recuperação é importante que tenha uma drive externa para a qual vai ser criada a imagem. Caso tenha uma partição com espaço, poderá também criar aí a imagem de recuperação e depois gravar para um disco externo.
 
                     Como criar a imagem de recuperação do Windows 8/8.1?

Via Powershell, o processo é muito simples e descomplicado. Passa isso basta abri o powershell com privilégios de administrado.



Depois basta recorrer à ferramenta de linha de comando wbAdmin para criar a sua imagem de recuperação. Imagine, por exemplo, que vai fazer um backup da partição C: e pretende que o backup seja feito para a drive E:. Para isso basta usar o seguinte comando:

wbAdmin start backup -backupTarget:E: -include:C: -allCritical -quiet

 Como restaurar?

Para restaurar o sistema, através de uma imagem de backup, é necessário que tenha um CD/Pen de instalação do Windows.Depois do arranque, basta escolher a opção Repair your computer



Depois carregamos em Troubleshoot



Escolhemos agora a opção Advanced options


Seleccionamos System Image Recovery



E por fim seleccionamos a opção Select a system image e indicamos em que dispositivo temos a imagem de recuperação que foi criada anteriormente.



Agora é só deixar que a imagem seja aplicada ao sistema. De referir que o Windows 8/8.1 oferece uma ferramenta gráfica para o efeito, mas via powershell o processo até é mais simples.

Via

Sem comentários: